Governo quer conceder BR-116 no Ceará à iniciativa privada em 2022

O Governo Federal, por meio do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do Ministério da Economia, quer conceder o trecho de aproximadamente 215 quilômetros (km) da BR-116 (rodovia Santos Dumont) no Ceará, de Fortaleza até o entrocamento com a BR-304, no Rio Grande do Norte. A expectativa é que o projeto, atualmente em fase de estudos, seja concluído em 2022. 

Ao todo, o Governo espera conceder 7.238 km de trechos rodoviários em 15 unidades federativas: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Espírito Santo, Minas Gerais, Rondônia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A estimativa é que cerca de 1 milhão de empregos diretos indiretos sejam gerados ao longo do período das concessões, que ainda não foi definido, assim como as tarifas do pedágio. O investimento é calculado em R$ 53,6 bilhões.

Além de rodovias, o PPI também prevê concessões nas áreas aeroportuária, ferroviária e portuária. O valor total da carteira de projetos, que começaram em 2019 e seguem até 2022, é de R$ 242,4 bilhões. 

Após a fase de estudos, os projetos passam por mais cinco etapas: audiência pública, análise do Tribunal de Contas da União (TCU), publicação do edital de licitação, leilão e assinatura do contrato. 

Fonte: O Povo